domingo, 22 de janeiro de 2017

Death Scenes 2 (1992)


Essa é a segunda parte da trilogia Death Scenes, um documentário de choque que mostra cenas brutais de morte e violência. O primeiro filme da franquia, é apresentado e narrado por uma figura notória nos anos 1960s, um satanista chamado Anton LaVey (o fundador da igreja de Satã e autor de A Bíblia Satânica). Contém possíveis spoilers !

Nesta sequência produzida em 1992, não temos mais Anton como narrador. Uma pena, pois ele era a figura perfeita para apresentar esse tipo de show de horrores. principalmente, se levarmos em consideração que Anton LaVey, já trabalhou como fotógrafo forense para o departamento de polícia em São Francisco por três anos (segundo a sua biografia, mas não há nenhum registro que comprove isso). Por outro lado... isso não prejudicou em nada a qualidade deste documentário, visto que ele é muito mais chocante que o primeiro. E para quem não tem estômago forte, é sempre bom avisar que não aconselhamos que veja este filme e nenhum outro do gênero!


DEATH SCENES 2 (ou Death Scenes 1 - Manson, na versão relançada para DVD fora de ordem cronológica), começa mostrando um rápido flashback do "Death Scenes" original de 1989. Logo, o filme mostra cenas intensas de mortes provocadas pela Segunda Guerra Mundial e várias fotos mórbidas dos anos 1940s e 1950s. Muito chocante, certo? No entanto, isso é só começo.

O documentário segue mostrando várias fotos criminais e vídeos de acidentes automobilísticos (muito comum em qualquer outra produção do gênero). E em um determinado momento, o documentário se torna um pouco mais "educacional" ao falar das mortes de vários celebridades e figuras importantes da história. Elvis Presley, Martin luther King, Che Guevara, John Kennedy, Lenny Bruce  e Marilyn Monroe, são só alguns dos nomes que aparecem aqui. Destaque para Béla Lugosi (o Dracula de 1931), que morreu e foi enterrado vestido com a capa e maquiagem do vampiro imortal. Depois de mostrar várias cenas de celebridade que morreram tragicamente (algo que pode ser interessante para uns e completamente desnecessário para outros), é chegada a hora de falar sobre os assassinatos cometidos pela família Manson.


Para quem não sabe, Charles Manson foi um líder de uma seita que cometeu diversos assassinatos na década de 60. Na visão de alguns de seus seguidores, ele era como a própria reencarnação de Jesus Cristo. Charles Manson acreditava que aconteceria uma guerra racial, onde os negros venceriam, mas acabariam perdendo o controle por não serem capazes de dominar. Ele também acreditava que em uma determinada data, aconteceria crimes tão brutais contra os brancos, que toda a culpa seria jogada contra os negros. E como isso não aconteceu, Manson decidiu juntar a sua "família" e fazê-lo por contra própria. E é sobre esses assassinatos que o filme vai falar. Vemos várias fotos criminais do assassinato de Sharon Tate — grávida de oito meses — e de seus amigos, bem como a morte do casal LaBianca (para mais informações, pesquise sobre o caso Tate-LaBianca). No ponto de vista jornalístico, essa é a parte mais interessante do filme e não é à toa que a palavra MANSON, vem como substituto na capa do DVD.

O nosso próximo vídeo, é sobre um incrível acidente que aconteceu durante as filmagens de Twilight Zone: The Movie (baseado na série de TV conhecida aqui no Brasil como "Além da imaginação"), onde um helicóptero caiu sobre o ator Vic Morrow e duas crianças. A cena é explosiva e perturbadora, sendo mostrada várias vezes em câmera lenta através de vários ângulos diferentes. Devido o acidente, as filmagens foram suspensas e os diretores John Landis e Steven Spielberg foram processados. Na sequência, vemos um homem com a cabeça perfeitamente cortada ao meio e sinceramente, essa é uma boa hora de desistir do filme ou preparar o seu balde de vômito.


Existem dois momentos no final do filme, em que são mostradas várias fotos grotescas de morte. Essas fotos são tão extremas de um jeito, que as imagens desta postagem nem chegam perto disso. Para se ter uma ideia, eu por exemplo nunca mais tive coragem de ver este documentário até o fim. Mas claro, se você é do tipo que passa várias horas em sites como bestgore, não vai ficar tão chocado assim. No entanto, temos que levar em consideração que este filme foi lançado em 1992. Imagine a cara das pessoas ao assistir isso em VHS? Acho que não verei Death Scenes 3 tão cedo...