domingo, 8 de janeiro de 2017

Death Scenes (1989)


Olá, sejam todos bem-vindos ao FILMES PERTURBADORES. Vamos iniciar o ano de 2017, falando de um Shockumentary que para quem não sabe, é um documentário feito para chocar! E o que seria mais chocante do que a morte? Todos nós vamos morrer algum dia, só não sabemos onde, como e nem quando. Mesmo que a morte seja inevitável e faça parte do ciclo da vida de cada espécie, todos temem a sua chegada. E não é à toa que documentários como "Faces da Morte" são tão ofensivos para a maioria das pessoas. Dessa vez, falaremos sobre um documentário chamado DEATH SCENES que na época, foi confundido e apelidado com o nome Faces of Death VII, apesar de não ter nenhuma ligação com a franquia iniciada por Conan LeCilaire.

Lançado em 1989, o filme foi dirigido por Nick Bougas que não só criou vários documentários sobre a morte e serial killers, mas também, chegou a produzir documentários sobre estrelas de Hollywood. Em especial, Sinatra: An Unauthorized Biography of the Legend de 1992. Por mais que Bougas seja um diretor talentoso, a estrela principal deste filme não é ele. Mas sim, um ocultista e adorar de Satanás!


DEATH SCENES é apresentado e narrado por Anton Szandor LaVey, um ocultista famoso no universo do satanismo. Ele é o fundador da igreja de Satã e autor de vários livros sobre ocultismo, assim como A Bíblia Satânica lançada em 1969. Ele também é o responsável pelo primeiro batismo satânico da história (realizado com sua filha), bem como o primeiro funeral satânico (e também foi um grande mentiroso, mas isso não vem ao caso). Nada melhor do que um satanista para apresentar um documentário sobre a morte, certo? Isso só torna a experiência ainda mais desagradável e única. 

O filme não tem nenhuma legendas ou melhor dizendo, ninguém nunca foi capaz de fazer as legendas para ele. Então basicamente, Anton LaVey apresenta o seu "show" e nos mostra um álbum de fotos com centenas de fotos de pessoas mortas que faleceram entre os anos 1940 a 1950. Inicialmente, vemos várias fotos criminais de pessoas que morreram após cometerem suicídio. Em sua maioria, com um tiro na cabeça ou por enforcamento. Todas as fotos assim como o próprio filme, são em preto e branco, mas isso não reduz muito o impacto de cada uma delas. E mesmo não entendendo muito de inglês, é possível acompanhar boa parte do que se passa em cena. 

Depois de mostrar várias fotos de pessoas mortas (tantas que até cheguei a apelidar esse filme de "Death Slide" entre meus amigos), a apresentação em slide termina e mostra alguns cenas de filmes de faroeste, assim como outros títulos violentos para aquela época. O satânico Anton LaVey, fala sobre algumas estrelas de Hollywood que morreram tragicamente, bem como as fotos de cada uma delas. O documentário até arruma um tempo para mostrar cenas do filme original Frankenstein e até mesmo, comenta um pouco sobre o notório serial killer Jack The Riper. Fotos de pessoas com as vísceras expostas são mostradas, provavelmente vitimadas por Jack o Estripador. Nesse meio tempo, várias outras fotos de mortes, assassinos psicóticos e estupradores são mostrados. E como já era de se esperar, o documentário mostra vários cadáveres de vítimas que foram mortas durante a guerra.


DEATH SCENES é o primeiro volume de uma trilogia dirigida por Nick Bougas, também conhecido como o lendário humorista "A Wyatt Mann". Ele também escreveu e produziu todos os seus outros documentários, inclusive um sobre o famoso "serial killer" Charles Manson, responsável por vários assassinatos nos EUA. Sabendo disso, é certo dizer que Bougas tem um interesse muito forte em documentar assuntos relacionados a mortes e o shockumentary, parece ser uma boa ferramenta para ele transmitir a sua ideia. Não podemos esquecer de Anton LaVey que desempenha um papel muito importante neste documentário. Logo na abertura, ele é nos apresentado como uma figura bastante obscura, bem parecido com Zé do caixão (AKA Coffin Joe) em À Meia‑Noite Levarei Sua Alma. Eu ainda não terminei de ver todos os filmes que fazem parte desta coleção chamada DEATH SCENES. Mas, posso afirmar que esse não é nem de longe, o mais brutal capítulo da saga. E os outros, não são em preto e branco...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Filmes Perturbadores é um WebSite com resenhas dos filmes mais perturbadores de todos os tempos, além de fazer algumas analises de filmes underground, Exploitation, Horror Brasileiro e filmes de terror asiáticos.

qualquer tipo de comentário é muito bem-vindo, desde que tenha alguma coisa à ver com o Filme. ;)