domingo, 21 de fevereiro de 2016

Конструктор Красного Цвета (Engineering Red) - 1993


Há algum tempo atrás, eu escrevi uma resenha falando sobre um filme de terror claustrofóbico chamado The Green Elephant. Este filme é um verdadeiro sucesso na Rússia desde o dia em que foi lançado em 1999. Diversos fãs Russos de filmes de terror, prestam homenagens para ele todos os dias na internet, geralmente, através de MEMEs ou vídeos. "O elefante Verde" é tão popular entre seus admiradores Russos, como Cidade de Deus é conhecido aqui. A única diferença é que eles valorizam os filmes de terror que são produzidos por lá, algo que não acontece aqui no Brasil, muitos nem sabem quem foi Zé do Caixão. Orgulho para uns e vergonha para muitos (por passar a idéia de que os Russo são doentes), Green Elephant é um marco no cinema Underground de um país que "quase" não possui nenhum filme do gênero. 


O filme da vez, também foi produzido na Rússia. "Engineering Red" é um documentário experimental dirigido por Andrei YI, baseado no livro Der Zauberberg de Thomas Mann. Como eu não li o livro e não entendo nada de russo, eu não sei explicar que tipo de ligação as duas plataformas tem em comum. Produzido por Roman Krishtul, o documentário é dividido em três capítulos relacionados à medicina, incluindo; cirurgias, separação de gêmeos siamesas e um lote de imagens chocantes de reconstrução de membros dilacerados. Este documentário "educacional" pode ofender bastante com suas imagens bizarras de cirurgias, mas, é muito interessante... principalmente se você entende o idioma russo, para absorver todas as explicações do narrador.


Parte 1 : HOW TO SEE THE MIRROR 

Na primeira parte deste Documentário, são mostrados algumas cirurgias de reconstrução de mãos e pés deslacerados, além de mostrar uma prótese de aço sendo colocada dentro da perna de um paciente para substituir o osso fraturado. Tudo é mostrado de forma explícita e chocante, porém, em preto e branco, pois foram utilizadas filmagens bem antigas (1938-1980) para criar este "Shockumentary". Uma mão é costurada dedo a dedo e tecido a tecido... enquanto que o narrador explica todo o procedimento médico em cena.


Parte 2 : THE PORTRAIT

Não é tão chocante quanto o capítulo anterior, mas consegue atingir em cheio o emocional de pessoas sensíveis. Andrei YI mostra uma série de filmagens sobre gêmeos siamesas, focando principalmente a vida e o desenvolvimento de duas irmãs, desde o seu nascimento até a fase em que as duas já estão adaptadas com a "vida dupla". O mais impressionante deste capítulo, com toda certeza é a cirurgia de separação entre dois bebês recém-nascidos gêmeos siamesas...


Parte 3 : THE BOOK OF JUDGES

Essa é a parte em que as legendas fazem mais falta. Um pequeno grupo de pessoas estão caçando um tipo específico de inseto para fins medicinais. O documentário também foca um pouco uma região montanhosa, talvez essa parte tenha uma ligação com o livro alemão Der Zauberberg (A Montanha Mágica), mas não tenho certeza disso... pois o idioma deste filme é todo em Russo!


Finalizando, "Engineering Red" é um documentário de choque com imagens raras e interessante, mas a falta de legendas torna toda a narrativa inútil para quem não sabe falar uma só palavra em russo. No documentário existe também um lado artístico que é mostrado durante toda execução deste filme, da mesma forma que também é mostrado cenas de microrganismos vistos por meio de um microscópio. Para quem curte Shockumentary é interessante conferir este, desde que se tenha estômago forte ou um saco de vômito do lado.

PS: Eu sou fã de Green Elephant.  :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Filmes Perturbadores é um WebSite com resenhas dos filmes mais perturbadores de todos os tempos, além de fazer algumas analises de filmes underground, Exploitation, Horror Brasileiro e filmes de terror asiáticos.

qualquer tipo de comentário é muito bem-vindo, desde que tenha alguma coisa à ver com o Filme. ;)