sábado, 16 de janeiro de 2016

The 9th Circle (2008)


Recentemente, eu me deparei com um filme de terror chamado "Frankenstein vs A Múmia", um título bastante chamativo não só para os fãs do gênero mas também para qualquer outro cinéfilo curioso. para a minha surpresa, o longa é dirigido por nada mais nada menos que Damien Leone, responsável pelo filme All Hallows' Eve lançado em 2013 e o extremo curta-metragem Terrifier.  eu gostaria muito de poder dizer que este filme é bom, mas essa seria uma grossa mentira. eu gosto muito de Freddy vs Jason, mas odeio Frankenstein vs. The Mummy. assistir esse filme inútil me fez lembrar que eu precisava falar sobre os filmes de Damien aqui no Filmes Perturbadores. sendo assim, vamos começar pelo primeiro trabalho de Damien chamado The 9th Circle, um curta de terror que é uma adaptação grotesca de Dante's inferno.

"The 9th Circle" começa na estação Realmsville em uma noite de Halloween, onde uma mulher está lendo um livro (a câmera faz questão de introduzir a cena inicial mostrando o relógio de parede, são quase 4 horas e o lugar se encontra praticamente deserto). duas outras pessoas surgem na estação para desejar feliz Halloween para a protagonista, mas logo saem deixando ela completamente sozinha. um corte de cena acontece, a mulher está no banheiro lavando as mãos. Após ela sair do banheiro, a mulher se depara com um homem fantasiado de palhaço olhando fixamente para ela, seu nome é "Art" the Clow. 

Mesmo se sentindo um pouco incomodada com o estranho sujeito,  a mulher prosseguir com a sua leitura tentando ignorar a existência dele, mas o palhaço faz uso de uma buzina irritante para chamar a atenção dela. Ela pedi para ele parar com o barulho e ele fica "espantado" com a atitude dela (eu adoro a reação dele nesta cena). o mistério palhaço decide então se sentar bem próximo da moça, assim ele entrega uma flor como "pedido de desculpas",  mas quando ela educadamente aceita o presente, a mulher se assusta com um inseto que está saindo de dentro da flor. "Art" the Clow rir triunfante como um garoto travesso, ela tenta fugir da presença dele, mas Art é mais rápido e agarrar a sua mão encarando sua vítima com um olhar infernal. com o uso de uma seringa,  ele aplica algum tipo de sonífero no pulso dela para fazê-la dormir... é agora que a noite de Halloween vai começar !

A nossa protagonista despertar acorrentada em algum tipo de corredor escuro (provavelmente ela não está em Realmsville Station ou muito menos em casa). enquanto a mulher tentar romper a corrente, ela é surpreendida e atacada por um homem desfigurado cuja carne está apodrecendo/derretendo. a criatura tenta matar ela com uma faca de açougueiro, mas acaba acertando a corrente fazendo com que ela escape. a garota corre desesperada e encontra um homem, ela tenta pedir ajuda mas o rosto do sujeito se converte em uma face de caveira. de alguma forma , ela é capturada por ele e é levada para um obscuro lugar onde um grupo de assassinos estão realizando uma seita satânica para o Halloween. 

A mulher (a nossa protagonista não tem o seu nome revelado) acordar com as mãos e os pés amarrados, ela está cercada por seres bizarros como: uma bruxa, um homem pássaro, um "homem sem face" e um outro de sorriso diabólico. dois dos membros da seita estão sacrificando uma mulher grávida, o homem de sorriso macabro faz uma "cesariana" nela para logo em seguida assassinar o seu bebê (essa é a única cena violenta do curta). o sangue extraído do recém-nascido é colocado em um cálice e é entregue para o líder da seita : O diabo (?). o filme termina com o final em aberto, mostrando somente um rápido flashback de todos os acontecimentos em frações de segundos, sem revelar o que aconteceu com a vítima de Art the Clow (embora esteja mais que óbvio que ela tenha morrido). 


Esse é o primeiro filme de Damien Leone (embora que seja um curta-metragem) onde somos apresentado pela primeira vez a um dos mais extremos palhaços assassinos de todos os tempo. Em 9th Circle, Art the Clow é apenas um mensageiro da morte, o responsável pela captura de suas vítimas no dia das bruxas, Damien não tinha nenhuma ambição em transforma-lo em um ícone do horror. os efeitos especiais foram desenvolvidos pelo próprio diretor usando pouquíssimo recurso, mas mesmo sendo uma produção de baixo orçamento o filme consegue manter a a nossa atenção do princípio ao fim. eu particularmente adoro esse curta, na minha opinião ele é bem melhor que o decepcionante "Frankenstein vs. The Mummy" (tão ruim que nem parece ser dirigido por Damien). Em 2011, foi lançado o segundo filme de Damien Leone chamado Terrifier, onde Art the Clow retorna com tudo para mostrar o que sabe fazer de melhor. 

Um comentário:

  1. Hey moço como faÇO PRA achar esse curta??? Gostaria de vê-lo!!

    ResponderExcluir

O Filmes Perturbadores é um WebSite com resenhas dos filmes mais perturbadores de todos os tempos, além de fazer algumas analises de filmes underground, Exploitation, Horror Brasileiro e filmes de terror asiáticos.

qualquer tipo de comentário é muito bem-vindo, desde que tenha alguma coisa à ver com o Filme. ;)