sábado, 18 de outubro de 2014

V/H/S/2 (2013)

Sinopse : A história segue á risca o original, tendo como cenário uma casa abandonada onde dois investigadores particulares estão procurando por um estudante desaparecido, encontram outra coleção de fitas VHS misteriosas. Ao assistir os conteúdos de cada videocassete repletos de sangue, violência, nudez, sadismo e criaturas monstruosas, eles percebem que pode haver motivos terríveis por trás do desaparecimento do rapaz.

Quem anda acompanhado aos filmes de terror dos últimos anos, sabe que atualmente é crescente o numero de filmes found footage que vem sendo lançado aos monte desde o sucesso do primeiro filme da franquia Atividade Paranormal (2007). afinal, assistir a um filme de terror em primeira pessoa torna a experiência cinematográfica ainda mais assustadora, pois nos tornamos (de certa forma) parte da historia. em alguns casos, essa experiência si torna tão macabra que nos esquecemos que estamos vendo uma obra fictícia e passamos a sentir na pele parte da tensão vivida pelas personagens. estão lembrado do clássico "A Bruxa de Blair"? inspiração maior e referência de todos os found footage que existem, na época todos pensavam que o filme si tratava de uma filmagem real, que pessoas desapareceram de verdade ou foram morta. em V/H/S/2, encontramos novamente aquela velha química de tentar mostrar que o filme é real sendo feito com filmagem perdidas de assassinatos verdadeiros.

Em resumo, este filme trata-se de uma antologia que mistura 4 curta-metragens em estilo found footage e uma historia paralela para unir cada dessas historias, quem já assisti-o ao filme Creepshow vai perceber uma certa semelhança aqui. a Resenha abaixo contém SPOILER revelando partes importante sobre o filme.

Tape 49 

Esse é o ponto de partida do filme. um casal de investigadores particulares estão seguindo rumo até uma casa abandonada para investigar o misterioso desaparecimento de um jovem estudante. chegando lá, o casal invadem o dormitório do aluno onde descobrem uma grande pilha de fitas VHS e um notebook ligado. a investigadora Ayesha encontra dentro do laptop uma gravação do adolescente desaparecido, nesse vídeo o jovem fala um pouco sobre o que viu em cada um dos VHS que estão empilhados. Larry diz para Ayesha assistir as fitas enquanto ele investiga a casa, ela então coloca a primeira fita cassete e nos deparamos com o primeiro curta-metragem chamado "Phase I Clinical Trials"

Phase I Clinical Trials

Resumo : após um terrível acidente de carro, um solitário homem recebe um implante ocular, nesse seu novo olho existe um pequena câmera para que os médicos possam avaliar-lo durante um tempo por questões médicas. tudo ocorre perfeitamente bem, até que o paciente passa a ver espíritos de pessoas que já morreram. esses fantasmas si tornam cada vez mais fortes e perigosos quando si presta atenção a eles. quando ele finalmente conhece uma garota que compartilha do mesmo Dom que ele, ela é morta afogada em uma piscina por essas entidades. desesperado, homem usa uma lâmina de barbear para remover o implante ocular, mas é morto pelas mãos dos fantasmas.
-----
Ayesha chama Larry na sala, e eles discutem a legitimidade dos VHS. Larry diz Ayesha para continuar a ver as fitas de vídeo.

A Ride In The Park

Resumo : No meio de uma pequena floresta, um jovem ciclista com uma câmera em seu capacete encontra uma mulher histérica pedindo socorro. quando ele decide ajuda-la, ele percebe que ela foi transformada em Zumbi e que muitos outros estão vindo na sua direção. ao ser atacado pelos mortos-vivos, o ciclista acaba si tornando um deles e agora temos como foco principal a câmera acoplada no capacete de um zumbi. o nosso protagonista zumbi ataca dois ciclista na floresta e eles também acabam si tornando como ele, a morte de ambos é capturada pela câmera do capacete do mesmo. logo, todos os mortos-vivos invadem uma pequena festa de aniversário e mata a grande maioria dos convidados, toda essa cena de carnificina também é vista pelo ângulo da câmera do morto. em meio a esse caos, o celular do ciclista zumbi toca e o som da voz da namorada dele é ouvida na linha, o zumbi fica chocado ao ouvir aquela voz familiar , como si parte de sua humanidade ainda existir-se. ele então pega uma espingarda e dispara um tiro em sua própria cabeça cometendo assim um suicídio.
--------
Larry retorna ao quarto e encontra a sua namorada Ayesha dormindo com o seu nariz sangrando. depois de acorda-la , ela diz que teve uma enxaqueca. o que acontece é que ela esta ficando cada vez mais envolvida com aquelas fitas cassetes e isso esta afetando o sub-consciente dela. Larry sai para buscar o remédio para Ayesha, ela então assiste a uma outra fita. nesse momento é possível ver algo com um físico de um homem saindo das sobras por trás dela e seguindo em sua direção.

Safe Haven

Resumo : Uma esquipe de reportagem estão desenvolvendo um documentário sobre um culto da indonésia e seu fundador, conhecido apenas como "Pai". durante os minutos inciais desse curta-metragem, ele tenta nos passar a impressão de que esse culto religioso praticam abuso infantil, porém, a verdade é bem mais perturbadora que do podemos imaginar. tudo acontece tranquilamente durante a entrevista no interior da casa, até que o líder da seita anuncia que a "hora da verdade" chegou e os cultistas começam um suicídio em massa. a integrante da equipe de filmagem esta gravida de um dos membros da equipe de TV, ela é levada para uma sala de parto afim de ser vitima de um ritual satânico para dar a luz a um demônio. quando a criatura finalmente nasce, todo os ex-integrantes do culto retornam dos mortos como zumbis. enquanto nossos personagem lutam por suas vidas, é visto todo tipo de sadismo em cada uma das sala daquela residência e diversos membro ainda cometendo suicídios. o ultimo sobrevivente da equipe de filmagem consegue escapar de carro, porém, ele é perseguido pelo demônio durante o trajeto do veiculo. o demônio consegue derrubar o carro fazendo uso de sua força e chama o homem de "papai". o homem rir histericamente percebendo então que aquela criatura infernal é realmente o seu filho.
--------
Quando Larry retorna, ele encontra Ayesha morto com um tiro na cabeça e uma fita VHS com a palavra "WATCH" escrita com batom, Lerry pega a fita cassete para ansiosamente assisti-la.

Slumber Party Alien Abduction

Resumo : Em uma casa de praia, um casal de namorados colocam uma câmera em um cachorro para poder si vingarem de um garoto com a intenção de filma-lo enquanto assistia a um filme erótico. quando a vingança é concluída com sucesso, eles são atacados por serem alienígenas. na cena final, todos os irmãos são abduzidos junto com o cão que esta nos braço do irmão caçula, o menino solta o cachorro fazendo-o morrer instantaneamente ao atingir o solo, a câmera que estava sobre a cabeça dele cai e filma os últimos segundos de vida do animal.
--------
Tape 49 (Epilogo)

Confuso, o detetive Lerry assisti a um pequeno vídeo gravado pela Webcam do laptop. nesse vídeo, o adolescente desaparecido explica para a sua mãe que deseja fazer a sua própria fita e comete um suicídio disparando um tiro contra a sua cabeça. por mais absurdo que isso possa parecer, o jovem suicida aparentemente sobrevive e foge segundos antes de Lerry e Ayesha entrarem no dormitório dando a entender que eles estavam sendo filmados o tempo inteiro desde que entraram na casa e ainda continuam sendo filmados. a namorada do detetive Lerry desperta dos mortos e o ataca, ele então quebra o seu pescoço e ela corre atrás dele "de quatro". Lerry si esconde dentro de um armário e atira na cabeça dela quando ela o encontra. Lerry ouve um som borbulhante e explora a parte interior do guarda roupa e encontra o estudante escondido atrás dele. o estudante estrangula o detetive Lerry e da um "Like" para a câmera dando fim a fita "Tape 49".
Eu realmente gostei muito desse filme embora tenha visto pontos negativos em torno dele, como a historia principal não ter qualquer relação com os quatro curta-metragem que são apresentados no filme, isso é tão verdade que si tirarmos cada um dos contos não vai prejudicar em nada o entendimento final do longa. como eu não vi ao V/H/S Original lançado em 2012, não posso comparar uma obra com a outra para definir qual das duas é  a melhor. com certeza o melhor conto aqui mostrado é Safe Haven, ele nos presenteia com uma dose absurda de bizarrices com muita sanguinolência sendo possível agradar a maioria dos fãs de filmes de terror. Slumber Party Alien Abduction é altamente divertido tanto no Humor Negro quanto na tensão que ele nos proporciona e também merece créditos aqui. Em Phase I Clinical Trials, o fato da câmera ser inserida do lugar de um globo ocular me pareceu algo meio forçado porém bastante criativo. Recomendo !

Nenhum comentário:

Postar um comentário

- Qualquer tipo de comentário é bem-vindo, desde que tenha alguma ligação com a postagem. SPAM serão ignorados e deletados.

- Informe sobre links quebrados, isso ajuda bastante a manter o blog limpo.