domingo, 20 de abril de 2014

Audition (Ōdishon) - 1999

Shigeharu Aoyama (Ryo Ishibashi) é um viúvo de meia idade que é convidado por seu filho Shigehiko Aoyama (Tetsu Shigehiko) a namorar novamente. o amigo de Aoyama, um produtor de cinema, inventa de criar um falso teste de elenco convidando varias mulheres jovem para participar de uma audição, na verdade os dois pretendem selecionar uma mulher para seu amigo se casar. Aoyama concorda com o plano e é imediatamente encantado por Asami Yamazaki (EIHI Shiina) atraindo-se por ela profundamente.
Asami é escolhida entre todas as outras candidatas. ela mora sozinha em um apartamento vazio contendo somente um saco e um telefone. durante quatros dias após a audição, ela fica perfeitamente imóvel ao lado do telefone esperando ele tocar. Quando finalmente o faz, ela responde fingindo que ela nunca esperava Aoyama chamar. depois de vários dias, ela concorda em acompanhá-lo até um hotel à beira do mar . Asami revela que foi abusada quando criança e mostra cicatrizes de queimadura em seu corpo e Aoyama profundamente comovido promete seu amor. Na parte da manhã , Asami está longe de ser encontrada.
Aoyama tenta localizá-la usando seu currículo, mas como seu amigo Yoshikawa tinha avisado, todos os contatos são becos sem saída. enquanto ele procura por sua amada em diversos lugares, Asami vai até a casa de Aoyama e encontra uma foto de sua falecida esposa. enfurecida, ela coloca uma droga na bebida dele e, quando nosso protagonista chega em sua casa, ele toma uma dose de seu licor sentindo o efeito da droga logo em seguida. Um flashback mostra que o saco no apartamento de Asami contém um homem desaparecido com ambos os pés, a linguá, uma orelha e três dedos de uma das mãos cortados. Ele rasteja para fora do saco e implora por comida, Asami vomita em um prato de cachorro e coloca no chão para o homem, ele enfia a cara no vômito e avidamente consome.
Asami injeta uma seringa em Aoyama que contém um agente paralisante que deixa os nervos em alerta, em seguida começa a tortura-lo com agulhas. Ela diz a ele que, assim como todos os outros em sua vida, ele não foi capaz de amar somente ela. Ela não pode tolerar seus sentimentos por qualquer outra pessoa , até mesmo seu próprio filho. ela insere agulhas em seus olhos, em seguida começa a corta seu pé esquerdo com fio de piano capaz de serrar até  mesmo ossos. enquanto ela faz o mesmo com o pé direto dele, Shigehiko volta para casa e os dois lutam. Aoyama tem um sonho que ele está acordando depois de ter feito amor com Asami e que o seu calvário foi apenas um pesadelo. ele desperta do sonho e ver seu filho ainda lutando contra Asami. Shigehiko chuta ela escada a baixo quebrando assim seu pescoço. Aoyama diz a seu filho para ligar para a polícia, em seguida troca olhares com Asami que esta morrendo, ela repete e fala sobre sua emoção de esta vendo ele novamente. 
O que levou Asami Yamazaki a querer matar Aoyama? desde os sete anos de idade ela era abusada e torturada pelos pais, seu sofrimento si tornou ainda mais intenso com o segundo casamento de sua mãe com um homem que odiava Asami. seu padastro era paraplégico, ele obrigava ela a dançar balé, caso ela parar si era torturada com ferro quente no meio de sua pernas. por culpa desse medo, ela ficava trancada em um quarto escuro o dia inteiro até a chegada de sua mãe. quando ela conheceu Aoyama na audição, ele promete o seu amor, Asami amava ele acima de qualquer outra coisa e gostaria de receber o mesmo tipo de amor em resposta. quando ela descobre a foto da falecida senhora Aoyama, ela percebe que não era o primeiro e único amor da vida dele, saber que ele amava outras pessoas mesmo que fosse seu filho (por exemplo) era inaceitável. enfim, Ōdishon de Takashi Miike é um  ótimo thriller que contém cenas de torturas e violência sexual, talvez seu único ponto negativo seja o ritmo fraco e lento de todo o longa, são exatamente 115 minutos de filme que poderia ser facilmente contado em 30 minutos.